quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O ENVELHECIMENTO DA PELE

Hoje o blog traz um assunto que preocupa a maioria das mulheres. Afinal, quem nunca se olhou no espelho e ficou - pelo menos um pouquinho - assustada com aquela ruguinha que há pouco tempo não estava ali!

Com a idade, a pele se transforma e dá origem ao surgimento de manchas, rugas e ao aspecto "sem viço".

E por que isso ocorre? Esta transformação é devida à alterações decorrentes do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele.

O envelhecimento intrínseco nada mais é do que o desgaste natural do organismo, causado pelo passar dos anos, sem a interferência de agentes externos. 

O aumento na produção de radicais livres e a diminuição de enzimas antioxidantes são fatores importantes decorrentes do envelhecimento natural e que se reflete na pele. Isso interfere, dentre outros, nos processos de permeabilidade, cicatrização, função imunológica, produção de suor e no metabolismo celular como um todo.

Este tipo de envelhecimento corresponde à pele que foi pouco exposta ao sol, como a face interna dos braços, e sua aparência é de uma pele fina, com pouca elasticidade, mas sem manchas.

Outro fator importante é a depleção das fibras de elastina, que ocorre a partir dos 20 anos, e também a perda da capacidade de reposição das fibras de colágeno, que ocorre a partir dos 30 anos. Isso resulta em perda da firmeza e elasticidade, e ganho de rugas finas.

O envelhecimento extrínseco, ou fotoenvelhecimento, é decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida. A ação do sol é acumulativa, e é esta ação que faz surgirem os sinais da pele envelhecida.

As características da pele fotoenvelhecida são: perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e a alteração da superfície da pele, podendo se apresentar mais áspera, ressecada e descamativa.

O dano causado pela exposição repetida ao sol só aparecerá no futuro, quando os mecanismos de defesa naturais da pele já estarão prejudicados pelo envelhecimento natural. O câncer de pele é uma doença importante e deve ser prevenida. Por isso é fundamental cuidar da pele, protegendo-a adequadamente.

Como podemos prevenir o envelhecimento da pele?

Podemos prevenir o envelhecimento natural adotando procedimentos nutricionais adequados, ou seja, consumir regularmente alimentos e nutrientes saudáveis que irão proporcionar uma boa saúde da pele.

Manter uma dieta equilibrada em calorias e nutrientes influencia a resposta de genes relacionados ao processo de biossíntese, o que promove o reparo do DNA, a correta sinalização hormonal na pele e a regulação da apoptose (morte das células).

O consumo de vitaminas C, D e E irá inibir a produção de radicais livres, além de promover a biossíntese na pele. Estudos indicam que a reposição de colágeno na pele por meio da suplementação de colágeno hidrolisado tem se mostrado efetiva a partir dos 30 anos.

A prevenção do fotoenvelhecimento inclui o uso de protetores solares sempre que sair ao sol, com FPS 15 ou maior, nas áreas da pele que não estão protegidas por roupas, como a face, pescoço, colo, braços e mãos. O sol deve ser evitado no período entre 10:00 e 16:00.

Como podemos melhorar o aspecto da pele fotoenvelhecida?

Para as pessoas que já apresentam os sinais do envelhecimento cutâneo,  o uso de algumas substâncias na forma de cremes, loções ou geis podem, a médio ou longo prazo, reverter alguns dos efeitos do fotoenvelhecimento.

São substâncias indicadas por dermatologistas, que irão aumentar a hidratação da pele, corrigir alterações de superfície e atenuar manchas.

Eudora possui uma linha completa de tratamento antissinais, desenvolvida com a mais alta tecnologia para o cuidado com a pele.

É a linha NEO ETAGE, cuja tecnologia "Xtend Procell" é capaz de aumentar o tempo de vida das células essenciais (que dão origem às células que produzem colágeno e elastina), desacelerando assim o aparecimento de sinais. Desta maneira, os produtos reduzem visivelmente os sinais de envelhecimento, rugas, linhas, flacidez e perda de contorno facial.



Cuidar da saúde e da beleza da pele não é uma tarefa difícil. Prevenir a exposição solar, usar fotoprotetores e adotar uma dieta equilibrada e rica em compostos antioxidantes e fotoprotetores com certeza ajudará a manter a tão sonhada juventude por mais tempo!

Referências:http://www.dermatologia.net/novo/base/estetica/est_fotoenv.shtml
http://www.anutricionista.com/nutricao-e-envelhecimento-da-pele.html












Nenhum comentário:

Postar um comentário